Notícias

25/09/2018

Conquistar nova graduação em 6 meses e uma nova profissão é possível! Só depende de você!

O MEC criou uma nova modalidade de ensino para atender à demanda de docentes no ensino fundamental e médio. Trata-se da Formação Pedagógica (R2) EAD, um curso voltado àqueles que já possuem uma graduação, mas precisam de licenciatura para atuar como docente, ou de uma formação na matéria que desejam lecionar.

Se você já tem um diploma de graduação bacharel ou tecnólogo e tem interesse em tornar-se professor, o curso de Formação Pedagógica é o ideal para você.

Caso você já tenha um diploma de licenciatura mas deseja atuar em uma nova disciplina, o curso de Segunda Licenciatura é a melhor opção! 

Ainda temos a opção de você estudar uma nova graduação em Administração ou Ciências contábeis com conclusão a partir de 12 meses, se você tem interesse nestes cursos: CLIQUE AQUI


Consigo concluir meu curso de Graduação em 6 meses?

Muitas pessoas perguntam-se da  duração do curso, pois fazer uma graduação em 6 meses parece pouco tempo para concluir uma nova graduação. Porém, o Ministério da Educação (MEC) criou esta modalidade de urgência, justamente para acelerar o processo de formação de docentes, que está em falta no Brasil, e o IBF oferece uma ótima e exclusiva alternativa para quem deseja otimizar o tempo de estudo: a possibilidade de concluir em 6 meses.

Tudo depende do seu empenho em terminar os módulos, fazer os trabalhos solicitados desde que atendam a nota mínima exigida, o estágio supervisionado e as atividades complementares.

DURAÇÕES DISPONÍVEIS: 6 meses, 8 meses, 12 meses ou 18 meses, caso queira fazer em mais tempo!

É uma licenciatura normal?

Sim, com certeza! O curso de Segunda Licenciatura ou Formação Pedagógica é uma graduação normal como qualquer curso presencial e ao se formar o aluno estará habilitado a exercer a profissão de docente, bem como seguir carreira acadêmica. Obterá um novo diploma (Seg. Licenciatura) ou um novo certificado (Form. Pedagógica).

O curso tem duração mínima de 6 meses e máxima de 18 meses. Ou seja, você poderá concluir seu curso e começar a atuar como docente na área pretendida em apenas 6 meses. A carga horária será definida mediante a análise das equivalências entre a formação original e a Licenciatura pretendida.

Cursos de Segunda Licenciatura EAD Online:

Os cursos disponíveis para licenciados são (clique no nome do curso para + informações): 

• Pedagogia 

Cursos de Formação Pedagógica EAD Online:

Os cursos disponíveis para bacharéis e tecnólogos são (clique no nome do curso para + informações):

Ciências Biológicas (lista de espera)
História (lista de espera)
Letras Espanhol (lista de espera)
Letras - Inglês (lista de espera)
Letras - Português (lista de espera)
Letras Português e Espanhol (lista de espera)
Letras Português e Inglês (lista de espera)
Matemática (lista de espera)
• Pedagogia


Como funciona?

O curso de segunda licenciatura ou formação pedagógica é a distância (EaD) e 100% Online. Você deverá assistir a vídeo-aulas online, acessar livros digitais (Minha Biblioteca IBF) e acessar o conteúdo online pelo Portal AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Durante o curso terá todo o apoio da tutoria online através de telefone, email, WhatsApp e demais ferramentas de interação da plataforma.

Onde poderei trabalhar?

Formação Pedagógica e Segunda Licenciatura: Ao se formar, o profissional poderá atuar nas diferentes modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas. 

Ingressar na carreira de professor pode ser uma boa ideia? 

Uma pesquisa realizada pela FGV e USP demonstrou que as profissões em alta para esta e a próxima década são: Professores de todos os níveis educacionais (educação infantil, fundamental, média e superior), diretores e gestores escolares. Haverão muitas vagas de emprego sendo criadas.

Por mais que o país esteja em crise econômica, a educação nunca deixará de ser um item básico e essencial na vida das pessoas.


Posso optar por um prazo maior caso eu não consiga terminar em 6 meses?

Caso você não possa terminar o curso por qualquer motivo dentro de seis meses, o IBF oferece outras opções de duração na modalidade online também: 6 meses, 8 meses, 12 meses e 18 meses, que podem ser parcelados em mais tempo. 

Investimento

O investimento pode ser consultado na página de cada curso. O valor das mensalidades partem de R$216.

Diploma ou Certificado?

Ao final deste período de estudos o aluno será diplomado (segunda licenciatura) e certificado (formação pedagógica) pelas faculdades parceiras do IBF — Instituto Brasileiro de formação. Somos a empresa de apoio logístico e administrativo que vai acompanhar todo o curso com você.


Assim como temos flexibilidade na duração do curso também somos flexíveis para negociar a especialização.

Converse com nossos consultores por nosso Chat Online aqui no nosso site e fique por dentro das nossas condições.

Dicas de Estudos do IBF


Se você deseja conquistar uma nova graduação e profissão em 6 meses, siga estas dicas de estudos que o IBF reuniu para te ajudar nesta jornada!


1- Crie um cronograma do seu dia

Essa tarefa é muito simples e vai te ajudar a organizar o seu dia. Escreva em uma folha tudo o que você faz, detalhando os dias da semana e horários que você realiza as tarefas. Inclua tudo o que você faz, inclusive seu trabalho, tempo com família, etc. Após ter escrito sua rotina, repare as horas do dia que você tem livre e separe aquele tempo para estudar. Comece separando o tempo que você consegue, mesmo que seja apenas meia hora ou menos e depois vá aumentando gradativamente. Tenha sempre por perto esse cronograma e procure cumpri-lo até que o mesmo vire um hábito.



2- Tenha um local de estudos

Se você estuda em casa, procure ter um espaço separado somente para seus estudos. Assim que você entrar neste lugar, o seu cérebro automaticamente entenderá que você está se preparando para estudar, fazendo com que você se concentre mais e deixe do lado de fora tudo aquilo que poderá tirar a sua atenção. Procure manter as distrações longe do local, bem como celular, televisão e até mesmo pensamentos e preocupações.

3- Converse com quem mora com você

Uma boa conversa com as pessoas que dividem a casa com você irá esclarecer que você precisa daquele tempo para se dedicar aos estudos e que precisa de concentração para aprender melhor. Deixe claro que aquele momento é precioso e que qualquer interrupção pode atrapalhar e atrasar seus estudos.

4- Organize o seu material e o conteúdo

Organize seus livros e atividades e coloque no seu cronograma. Especifique o que você irá estudar em cada dia e coloque uma meta, como por exemplo, realizar uma prova e terminar uma disciplina por semana, ver uma vídeo-aula por dia, entre outras.

5- Encontre sua melhor forma de estudar

Procure encontrar os métodos que funcionam para você. Se ter o livro impresso te ajuda a estudar melhor, imprima-o. Se você aprende mais realizando atividades, faça atividades. Se você memoriza o conteúdo lendo mais de uma vez, leia de novo. Se você prefere assistir as vídeo-aulas e fazer anotações, faça. Ou seja, invista seu tempo nos métodos que funcionam para você. Não há uma receita pronta, cada pessoa se adapta de uma maneira.

6- Lembre-se das suas motivações e objetivos

Escolher fazer uma pós-graduação ou outro curso superior é sempre um desafio e por trás de tudo sempre há uma motivação maior: ser promovido, receber aumento salarial, conseguir uma vaga em concurso público, obter conhecimento, entre outros. Escreva também o quanto a sua vida vai melhorar após alcançar o seu objetivo, como por exemplo, vou melhorar a situação financeira da minha família, terei mais prestígio na minha carreira, etc, pois assim você fortalece ainda mais sua motivação. Seus objetivos serão o seu combustível para mantê-lo motivado, por isso escreva-os em uma folha e cole em algum lugar visível na sua área de estudos, para que você não desista do seu propósito e para lembrá-lo de onde quer chegar.



7- Mantenha-se saudável

Ter hábitos saudáveis é benéfico para o seu corpo e sua mente. Atos como dormir bem, praticar exercícios físicos só ajudam na sua concentração. Segundo um estudo da University of Illinois
dos EUA, praticar exercícios aeróbicos pode desenvolver partes do cérebro ligadas à atenção e à memória. Além de ajudar na concentração, esses hábitos ajudam a aliviar o estresse, que muitas vezes é o que atrapalha o processo de aprendizagem.

8- Separe momentos de lazer

Os momentos de lazer nos ajudam a “recuperar o fôlego” para continuar. Mantenha seus hobbies e separe um tempo para diversão, para passear com sua família. Isso ajudará a manter sua mente saudável, mais feliz e claro, longe do estresse.



O IBF deseja a você ótimos estudos! Esperamos que estas dicas otimizem seu aprendizado e o ajude a conquistar seu novo diploma ou certificado em 6 meses ou 12 meses conforme curso que você escolheu!


Voltar
  • Pós Graduação e MBA em Administração
  • Pós Graduação e MBA em Administração Pública
  • Pós Graduação e MBA em Auditoria e Contabilidade
  • Pós Graduação e MBA em Bares e Restaurantes
  • Pós Graduação e MBA em Ciências Sociais
  • Pós Graduação e MBA em Comunicação Social
  • Pós Graduação e MBA em Contabilidade
  • Pós Graduação e MBA em Direito
  • Pós Graduação e MBA em Docência
  • Pós Graduação e MBA em Economia
  • Pós Graduação e MBA em Educação
  • Pós Graduação e MBA em Educação Especial
  • Pós Graduação e MBA em Educação Física
  • Pós Graduação e MBA em Empresarial
  • Pós Graduação e MBA em Enfermagem
  • Pós Graduação e MBA em Engenharia
  • Pós Graduação e MBA em Farmácia
  • Pós Graduação e MBA em Ferramentas para Gestão
  • Pós Graduação e MBA em Filosofia
  • Pós Graduação e MBA em Finanças
  • Pós Graduação e MBA em Fisioterapia
  • Pós Graduação e MBA em Fonoaudiologia
  • Pós Graduação e MBA em Gerenciamento de Projetos
  • Pós Graduação e MBA em Gestão de Pessoas
  • Pós Graduação e MBA em Gestão e Negócios
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Imobiliária
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Pública
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Turismo
  • Pós Graduação e MBA em Idiomas
  • Pós Graduação e MBA em Letras
  • Pós Graduação e MBA em Licenciaturas
  • Pós Graduação e MBA em Línguas e Literatura
  • Pós Graduação e MBA em Logística
  • Pós Graduação e MBA em Marketing
  • Pós Graduação e MBA em Matemática
  • Pós Graduação e MBA em MBA
  • Pós Graduação e MBA em Medicina
  • Pós Graduação e MBA em Medicina Veterinária
  • Pós Graduação e MBA em Meio Ambiente
  • Pós Graduação e MBA em Novos
  • Pós Graduação e MBA em Nutrição
  • Pós Graduação e MBA em Odontologia
  • Pós Graduação e MBA em Planejamento Estratégico
  • Pós Graduação e MBA em Psicologia
  • Pós Graduação e MBA em Recursos Humanos
  • Pós Graduação e MBA em Saúde
  • Pós Graduação e MBA em Saúde da Família
  • Pós Graduação e MBA em Segurança no Trabalho
  • Pós Graduação e MBA em Segurança Pública e Inteligência
  • Pós Graduação e MBA em Serviço Social
  • Pós Graduação e MBA em Sociologia
  • Pós Graduação e MBA em Tecnologia da Informação
  • Pós Graduação e MBA em Teologia
  • Pós Graduação e MBA em Vendas
  • Formação Pedagógica (R2) em Educação
  • Segunda Licenciatura em Educação
  • Extensão em Administração
  • Extensão em Auditoria e Contabilidade
  • Extensão em Ciências Sociais
  • Extensão em Comunicação Social
  • Extensão em Contabilidade
  • Extensão em Direito
  • Extensão em Docência
  • Extensão em Economia
  • Extensão em Educação
  • Extensão em Educação Especial
  • Extensão em Educação Física
  • Extensão em Empresarial
  • Extensão em Enfermagem
  • Extensão em Engenharia
  • Extensão em Filosofia
  • Extensão em Finanças
  • Extensão em Fisioterapia
  • Extensão em Fonoaudiologia
  • Extensão em Gestão de Pessoas
  • Extensão em Gestão e Negócios
  • Extensão em Gestão Pública
  • Extensão em Idiomas
  • Extensão em Inteligência e Segurança
  • Extensão em Letras
  • Extensão em Logística
  • Extensão em Marketing
  • Extensão em Matemática
  • Extensão em Medicina Veterinária
  • Extensão em Meio Ambiente
  • Extensão em Novos
  • Extensão em Nutrição
  • Extensão em Psicologia
  • Extensão em Recursos Humanos
  • Extensão em Saúde
  • Extensão em Saúde da Família
  • Extensão em Segurança no Trabalho
  • Extensão em Segurança Pública e Inteligência
  • Extensão em Serviço Social
  • Extensão em Sociologia
  • Extensão em Tecnologia da Informação
  • Extensão em Teologia