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04/12/2019

7 competências gerenciais indispensáveis para um cargo de gestor

O gestor é um cargo de muita responsabilidade, pois envolve conduzir a equipe, organizar as rotinas internas, se relacionar com clientes e fornecedores, além de acompanhar o mercado.

Desse modo, para dar conta de todas essas atribuições, é indispensável desenvolver as competências gerenciais, que vão muito além do conhecimento técnico. São habilidades ligadas ao comportamento, postura profissional e relacionamento interpessoal.

Se você sonha em ocupar esse cargo, confira nosso post e descubra as 7 competências gerenciais que o gestor precisa desenvolver para que fazer um bom trabalho!

1. Ter controle emocional

O gestor lida diretamente com pessoas, faz a mediação de conflitos, tem prazos a cumprir, precisa lidar com imprevistos, problemas de orçamento, entre outras questões. É um ambiente com muita pressão, estresse e ansiedade que exige do profissional um equilíbrio emocional.

É necessário aprender a controlar os impulsos, ou seja, respirar fundo antes de resolver alguma questão e também saber como se concentrar e achar a melhor solução mesmo em cenários conturbados.
O gestor que utiliza a inteligência emocional no trabalho aprende a lidar com as frustrações, é determinado, persistente e enxerga as críticas e erros como uma oportunidade de aprendizado. Além disso, cultiva um bom relacionamento na equipe, com pessoas de diferentes temperamentos e perfis profissionais. Melhora, desse modo, o clima organizacional.

2. Ser flexível

A flexibilidade é uma das competências gerenciais que auxilia o gestor a obter um bom desempenho do negócio em diferentes cenários — como os de instabilidade econômica ou da chegada de novos concorrentes — já que ele consegue se adaptar e está aberto para pensar em novos projetos, estratégias ou soluções para o sucesso da empresa.

Essa habilidade é importante na condução das equipes, pois é preciso considerar diferentes opiniões e pontos de vista antes de tomar as decisões. Permite ainda se abrir para desafios, ou seja, sair da zona de conforto para apostar nas oportunidades sinalizadas pelo mercado.

3. Trabalhar em equipe

O gestor não vai conseguir administrar o negócio sozinho. Ele precisa saber como trabalhar em equipe, aproveitando da melhor forma seus talentos.

Para isso, é necessário ter uma boa comunicação para conseguir transmitir suas ideias de maneira clara e também saber como dar e receber feedbacks para alinhar o trabalho dos colaboradores com foco nos objetivos da organização.

Com essa competência gerencial, o gestor consegue ainda descentralizar o trabalho, delegando melhor as tarefas, e pode se concentrar em assuntos mais urgentes sem prejudicar o andamento de suas atividades rotineiras.

Além disso, trabalhar junto da equipe é uma oportunidade para troca de experiências e conhecimentos — o que vai trazer ganhos para o desenvolvimento pessoal e sucesso profissional de cada um.
 
4. Ser inovador

O mercado anda cada vez mais exigente e, para que as empresas possam crescer, é preciso inovar. Dessa maneira, uma das competências gerenciais diz respeito justamente a pensar em soluções diferenciadas para o negócio.

O gestor deve ser criativo e se manter atualizado para estar a par de tendências do seu segmento e do que a concorrência está fazendo para que possa apostar em novas estratégias para a organização. Nessa questão, vale também saber como captar e reter talentos ou ainda buscar parcerias que possam trazer inovações para o negócio.

Uma ideia, na maioria das vezes, não nasce pronta, por isso é tão importante trabalhar em equipe e ouvir o que todos têm a dizer a respeito de um processo, metodologia ou produto: o pensamento coletivo inovador pode fazer a diferença na trajetória de qualquer empresa.

5. Saber planejar e organizar

Um bom planejamento envolve traçar metas de curto, médio e longo prazo para a empresa, o que permite melhor gerenciamento dos recursos, orientação das equipes, definição de estratégias e acompanhamento de métricas do negócio.

Já a capacidade de organização vai ajudar o gestor a fazer o gerenciamento do seu tempo para que possa dar conta de todos os compromissos. Listar as tarefas, definir prioridades, determinar o tempo das reuniões e evitar as distrações no meio do expediente vão trazer eficiência ao trabalho.

6. Liderar

É comum associarmos o gestor a um líder, mas saiba que a liderança também é uma das capacidades gerenciais que precisam ser desenvolvidas, já que aquela ideia de chefe mandão, que dita ordens atrás da mesa ficou no passado. O líder é aquele que sabe como conduzir a equipe e aproveitar o que cada um tem de melhor para oferecer a empresa.

Por isso, o gestor deve conhecer bem seus colaboradores, manter um canal de comunicação sempre aberto com eles e buscar meios de motivá-los e inspirá-los. Um bom líder transmite segurança e confiança ao seu time e trabalha para manter a harmonia no ambiente organizacional.

7. Buscar se manter sempre atualizado

Por último, uma capacidade gerencial essencial é estar aberto a novos aprendizados para se manter sempre atualizado e conseguir acompanhar as novidades e tendências de seu segmento.

O gestor deve ler muito (livros, revistas e sites da sua área), acompanhar eventos, como palestras e workshops, realizar networking para trocar experiência e fazer parcerias com outros executivos e, principalmente, precisa voltar a estudar.

Muitas pessoas acreditam que somente o conhecimento adquirido na graduação é suficiente para construir uma carreira ascendente. Apesar de importante, para fazer uma boa gestão empresarial, é necessário acompanhar o dinamismo do mercado e aprender novas habilidades e conhecimentos.

A recomendação é buscar cursos de pós-graduação — como um MBA executivo. As aulas têm um enfoque mais técnico e são voltadas para o aperfeiçoamento das melhores práticas de gestão.

Com isso, o aluno pode fazer carreira no mundo dos negócios: adquire um diferencial competitivo, pois fica mais preparado para atuar em grandes corporações, podendo ganhar salários mais altos.

Se você almeja alcançar o cargo de gestor, precisa desenvolver as competências gerenciais que apresentamos. A dica é sempre buscar capacitações de qualidade, como cursos de pós-graduação, para que consiga colocar em prática os conhecimentos aprendidos nas aulas e, assim, obter bons resultados na organização.

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