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23/07/2019

6 cursos de pós-graduação em gestão de pessoas: confira!

Enquanto tantos se rendem aos encantos da informática e do mundo digital, ainda há uma parcela de pessoas que prefere trabalhar em contato com outras. E não estamos falando só de vendedores, professores ou atendentes de prestadoras de serviços. Nas empresas, é comum a procura por profissionais de RH e áreas correlatas. Os que ganham destaque normalmente são os que fizeram uma pós-graduação em gestão de pessoas.

Hoje em dia, o cidadão não visa apenas buscar um trabalho para sua subsistência. O bem-estar e a satisfação com a vida profissional são fatores que passaram a ser levados em conta na hora de procurar por uma vaga. Além disso, o perfil do colaborador deve ser condizente com a instituição e seus valores. Por essas e outras razões, a gestão de pessoas dentro da empresa vem se tornando uma vertente mais complexa, que necessita de profissionais bem preparados.

Se você simpatiza com a área, mas não sabe exatamente o que deve estudar para atuar com excelência, nós podemos ajudá-lo. Acompanhe abaixo a nossa lista com os principais cursos de pós-graduação em gestão de pessoas que, inclusive, podem ser realizados a distância.

1. Administração de recursos humanos

Como dissemos, o profissional de recursos humanos não é mais um mero formado em administração de empresas, responsável por contratações, demissões e folhas de pagamento. Com a complexidade do ambiente de trabalho, as empresas necessitam, a cada dia mais, de um profissional resiliente e preparado para lidar também com conflitos e adversidades do dia a dia corporativo.

Nesse curso, o aluno estuda a grande diversidade de estruturas organizacionais do mundo moderno; a análise de cargos, perfis, salários e formas de reconhecimento; planos de carreira e formas de promover a saúde e qualidade de vida dos colaboradores. Trata-se de um estudo que busca criar uma visão mais ampla do ambiente empresarial e a consciência dos meios para lidar com suas ocorrências.

2. Gestão estratégica de pessoas

Você já parou para pensar como tudo em nossa vida precisa ser planejado? Desde uma viagem de férias, até o nascimento de um filho… tudo começa a ser pensado com relativa antecedência. É essa visão antecipada que possibilita a preparação do ambiente e do fator psicológico para as mudanças ou eventos que estão por vir.

No ambiente empresarial, o planejamento é ainda mais necessário. É importante analisar o todo, os recursos financeiros e humanos que se tem para a tomada de decisões. Portanto, se você acredita que gerenciar as pessoas dentro da instituição é algo que não requer planejamento, está na hora de rever seus conceitos. O setor de recursos humanos também necessita de planejamento estratégico — e o principal objetivo desse curso é preparar o profissional para realizá-lo.

3. Gestão de pessoas e liderança

Quem disse que não precisamos de curso para ser líder? É claro que a liderança é uma característica que algumas pessoas carregam consigo, muitas vezes desde a infância. Entretanto, trata-se também de um traço que pode ser desenvolvido a partir de uma boa formação profissional. E é inegável o quanto as empresas de hoje estão em busca de líderes ativos.

A pós-graduação em gestão de pessoas e liderança visa preparar o profissional para liderar equipes com excelência e inteligência. Vivemos em um mercado de trabalho que muda o tempo todo e é necessário conhecimento para gerenciar essas mudanças. Além disso, os modelos de cultura organizacional podem variar muito, e um bom líder é aquele que está disposto a adequar-se a ela e promover a motivação e engajamento de suas equipes. Essas e outras questões podem ser aprendidas nesse curso.

4. Gestão e retenção de talentos

Houve uma época na qual algumas empresas acreditavam que, especialmente em épocas de desemprego, perder um profissional não era problema, já que haviam muitos outros "na fila por uma vaga". Hoje em dia, esse pensamento vem caindo em desuso, já que as empresas perceberam o quanto as altas taxas de rotatividade são prejudiciais ao ambiente de trabalho de modo geral.

Contratar uma pessoa significa despender tempo para treiná-la e ainda assumir o risco da não adaptação, que levaria a recomeçar todo o processo com um novo contratado. Além disso, nem sempre um profissional tem o perfil adequado para o cargo que ocupa. Quem tem conhecimentos sobre gestão e retenção de talentos está preparado para identificar as habilidades de cada colaborador, de modo a promover uma realocação de cargos, se necessário. Ele também atua para que a empresa não perca as pessoas que realmente são capazes de agregar.

5. Gestão da psicologia organizacional

Convenhamos que, com tantas mudanças de foco no mercado de trabalho, como a descoberta da importância de outros fatores, além do financeiro, todo gestor de pessoas precisa ser um pouco psicólogo. Isso porque identificar talentos, conflitos e situações inusitadas requer uma certa análise psicológica das pessoas que estão ao redor no ambiente de trabalho.

É por isso que se fala em psicologia organizacional, que seria a ciência que parte do princípio de que um profissional satisfeito é mais motivado e, portanto, traz melhores resultados. A partir do momento que a nossa sociedade tomou consciência de que o que os colaboradores sentem está diretamente relacionado ao lucro e crescimento da instituição, surgiu a necessidade de profissionais capazes de fazer essa análise. E a boa notícia é que já existe um curso para isso.

6. Coaching

Você certamente já ouviu muito falar nessa profissão, mas talvez não entenda exatamente o que ela significa. Afinal, o que faz um coach? Trata-se do profissional capaz de ajudar as pessoas a encontrarem o seu verdadeiro caminho no quesito trabalho. Descobrir seus próprios talentos pode não ser tão fácil, e o método de coaching está aí para ajudar nesse processo.

Com essa formação, você vai se preparar para identificar traços das pessoas que, muitas vezes, nem elas próprias enxergam, e dessa forma ajudá-las a encontrar seu papel na empresa e até mesmo na sociedade.

Como vimos, os cursos de pós-graduação em gestão de pessoas visam preparar o profissional para gerir os recursos mais valiosos que uma empresa pode ter: as pessoas que nela atuam.

Se você também está a procura de uma pós-graduação que o ajude a atuar melhor na gestão de pessoas, entre em contato conosco e conheça nossas opções.



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