Notícias

28/03/2019

O que estudar para concurso público na área da Educação? Confira!

Existem diferentes estratégias para turbinar a carreira e conquistar a estabilidade financeira. Isso vale para todos os setores, inclusive para os profissionais do ensino. Por isso, enquanto alguns preferem atuar nas escolas particulares, outros veem no concurso público na área da Educação uma grande oportunidade de melhorar o salário e deixar de se preocupar com a instabilidade do mercado.

Se você faz parte do grupo de concurseiros, este post tem o objetivo de ajudá-lo. Nós vamos explicar o que estudar para se dar bem na prova e também de que forma os cursos de especialização podem ajudá-lo a conquistar uns pontinhos a mais e passar na frente dos outros candidatos. Confira!

O que você não pode deixar de estudar para um concurso na área de Educação?

Os concursos públicos costumam ter uma parte direcionada a conhecimentos básicos (cerca de 20% da prova) e outra para os temas específicos da área de trabalho. A seguir, falaremos sobre os principais tópicos que um concurseiro precisa dominar para ter uma boa pontuação:

Conhecimentos básicos

Antes de contratarem um funcionário, os órgãos públicos costumam verificar se eles têm alguns conhecimentos básicos relacionados a assuntos gerais. As questões são elaboradas de acordo com o nível de ensino exigido no edital.

Como estamos falando do concurso público na área da Educação, é normal que os professores precisem demonstrar um bom domínio do português e da matemática. Além disso, hoje em dia o conhecimento de informática também é muito importante.

Portanto, o ideal é que você pesquise as provas que já foram aplicadas em outros concursos. Por meio delas, será possível ver o tipo de questão e, principalmente, o nível de dificuldade das perguntas. Isso vai ajudá-lo a identificar suas dificuldades e criar um programa de estudos para preencher essas lacunas.

Legislação

Esse é um tema fundamental nos concursos para a área de Educação. Afinal, para atuar nesse setor, é importante que a pessoa conheça e cumpra as normas educacionais, legais e infralegais que o regulamentam. Então, entre os principais tópicos, o candidato precisa saber o que a Constituição brasileira diz a respeito desse assunto, bem como a distribuição de responsabilidades entre a União (Governo Federal), Estados e Municípios.

Vale a pena estudar:

- As leis federais que determinam como o sistema educacional deve funcionar;
- Resoluções e pareceres do Ministério da Educação e órgãos relacionados a ele;
- Regras jurídicas ou disposições legais referentes ao processo de regulação da educação nacional.

Neste tópico, também entra em destaque o estudo da LDB, que é a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ela regulamenta tanto o sistema educacional público quanto o privado no país, estabelecendo os níveis de ensino, as modalidades diferenciadas (Educação especial, profissional e tecnológica, a distância, de jovens e adultos e indígenas), bem como todos os outros temas relacionados ao setor.

Estatuto da Criança e do Adolescente

Ainda na parte referente à legislação, não podemos deixar de destacar o conhecimento profundo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Nesse documento, são estabelecidos os direitos dos cidadãos dessa faixa etária, que devem ser assegurados pelo estado e cumpridos por todos os agentes da sociedade que se relacionam com eles, como a família e a escola.

O ECA representou um grande avanço em termos sociais. Ele tem como objetivo proteger a criança de situações abusivas como negligência, discriminação, violência, trabalho infantil e exploração sexual. Esse estatuto também destaca o dever do Estado de garantir o acesso ao Ensino Fundamental gratuito a todas as crianças e adolescentes do país. Trata-se de um conhecimento relevante para os concursos dessa área.

Didática

Quando se fala em ensino, o domínio dos principais conceitos da Didática é de extrema importância. Essa área de estudos trata dos processos de ensino e de aprendizagem, bem como dos métodos e técnicas que potencializam a construção do conhecimento. Ela orienta o professor quanto à seleção de conteúdos, formas de ensinar e sistemas de avaliação, sempre visando aos objetivos sociopolíticos e pedagógicos.

Ao estudar Didática, o profissional da Educação precisa desenvolver sua capacidade para analisar a realidade do ensino. A partir de perguntas como "para quem ensinar" e "por que ensinar", ele chega ao "como ensinar" e consegue identificar os métodos mais efetivos para a construção daquele conhecimento. Para isso, ele precisará articular os elementos da ação didática (professor, aluno, disciplina, contexto da aprendizagem e estratégias metodológicas).



Aspectos éticos, filosóficos e sociológicos da Educação

A Educação é uma atividade que exerce grande impacto sobre a sociedade. Porém, ela não é apenas ativa nesse processo. Ela também recebe influências de campos do conhecimento como a Ética, Filosofia e Sociologia. Portanto, essa relação também precisa ser estudada pelos educadores, o que faz dela um dos temas mais requisitados nas questões de concursos públicos.

Psicologia Educacional

Essa área estuda os fenômenos psicológicos envolvidos no processo educativo. Portanto, ela permite que o profissional compreenda os mecanismos de aprendizagem, a influência do desenvolvimento humano na construção do conhecimento e, com a contribuição da Didática, analisa a eficácia das táticas e estratégias educacionais.

O objetivo da Psicologia da Educação é aplicar os conceitos e conhecimentos da Psicologia Científica ao contexto educacional. Ela usa esses estudos para compreender o comportamento das pessoas no ambiente escolar e sua resposta a diversos fatores. A partir desse entendimento, planeja intervenções para tornar o processo mais efetivo.

Como ir além da preparação tradicional para concursos na área de Educação?

A área de Educação é muito ampla e, por isso, a graduação tende a ser genérica. Seria impossível, para qualquer instituição, oferecer conhecimento profundo sobre todos esses temas no período reservado para o curso da faculdade. No entanto, o educador tem a oportunidade de escolher alguns desses tópicos e aprender muito mais sobre eles em cursos de especialização e pós-graduação, investindo em seu crescimento profissional.

Esse tipo de curso proporciona a oportunidade de aprofundar os conhecimentos e dominar de forma mais completa esses conceitos abordados em concursos. Além disso, eles têm valor no mercado de trabalho e capacitam o educador a exercer outras funções no contexto escolar, explorando outras alternativas em seu plano de carreira. Existe também a possibilidade de dar aulas no Ensino Superior.

A especialização tem ainda outra vantagem: em muitos concursos públicos, ela conta pontos da prova de títulos. Assim, mesmo que o candidato tenha tido a mesma pontuação que muitos outros no teste, ele pode sair à frente devido a esse bônus.

Esse benefício fica ainda mais evidente quando se descobre que em algumas instituições é possível fazer a pós-graduação intensiva. Nessa modalidade, o aluno termina o curso em um período que varia entre 3 e 6 meses. Então, em um único ano, você pode colecionar alguns títulos. O aprendizado serve para ter um bom desempenho na prova e o certificado, para ganhar pontos a mais e melhorar sua classificação.

Portanto, não importa se você está pensando apenas no concurso público na área da Educação ou na carreira em geral: a pós-graduação é uma excelente alternativa para acelerar seu crescimento profissional.

_________

Pós-graduação EAD na área da Educação: Valores promocionais por tempo limitado!

O IBF está com uma promoção especial nos cursos de Pós-graduação Online na área da Educação. Os valores são por tempo limitado e valem para todos os mais de 200 cursos da área.

Valores promocionais da pós-graduação na área da Educação:



Faça sua inscrição na sua pós-graduação e nossa equipe lhe dará o desconto especial na hora do atendimento!

Conheça os cursos na área da Educação:
https://www.ibfpos.com.br/cursos-de-educacao-em-pos-graduacao-e-mba-5


Como é a pós-graduação EAD 100% Online do IBF?


A pós graduação é totalmente Online (EaD). Você estudará através de vídeo-aulas, material em PDF, e demais atividades pedagógicas. 

Pode ser concluída a partir de 3 meses até 12 meses!

Você terá à sua disposição durante todo o curso uma biblioteca digital com + de 10 mil livros! Livros dos mais variados assuntos, atuais e clássicos - em parceria com as grandes editoras como Saraiva.

As provas são realizadas dentro do ambiente virtual. 

Atualmente é possível também pedir a dispensa do TCC,  já que o MEC não exige mais este trabalho para a conclusão.

Caso o aluno opte por fazê-lo, o TCC é um artigo simples de 8 a 12 páginas e deverá ser enviado por e-mail. Você possui tutoria online que fará a orientação necessária para a construção do trabalho :)

Dúvidas?


Fale conosco no Chat Online do nosso site, ou deixe seu contato no formulário azul abaixo que nós entraremos em contato.



Voltar
  • Pós Graduação e MBA em Administração
  • Pós Graduação e MBA em Administração Pública
  • Pós Graduação e MBA em Auditoria e Contabilidade
  • Pós Graduação e MBA em Bares e Restaurantes
  • Pós Graduação e MBA em Ciências Sociais
  • Pós Graduação e MBA em Comunicação Social
  • Pós Graduação e MBA em Contabilidade
  • Pós Graduação e MBA em Direito
  • Pós Graduação e MBA em Docência
  • Pós Graduação e MBA em Economia
  • Pós Graduação e MBA em Educação
  • Pós Graduação e MBA em Educação Especial
  • Pós Graduação e MBA em Educação Física
  • Pós Graduação e MBA em Empresarial
  • Pós Graduação e MBA em Enfermagem
  • Pós Graduação e MBA em Engenharia
  • Pós Graduação e MBA em Farmácia
  • Pós Graduação e MBA em Ferramentas para Gestão
  • Pós Graduação e MBA em Filosofia
  • Pós Graduação e MBA em Finanças
  • Pós Graduação e MBA em Fisioterapia
  • Pós Graduação e MBA em Fonoaudiologia
  • Pós Graduação e MBA em Gerenciamento de Projetos
  • Pós Graduação e MBA em Gestão de Pessoas
  • Pós Graduação e MBA em Gestão e Negócios
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Imobiliária
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Pública
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Turismo
  • Pós Graduação e MBA em Idiomas
  • Pós Graduação e MBA em Letras
  • Pós Graduação e MBA em Licenciaturas
  • Pós Graduação e MBA em Línguas e Literatura
  • Pós Graduação e MBA em Logística
  • Pós Graduação e MBA em Marketing
  • Pós Graduação e MBA em Matemática
  • Pós Graduação e MBA em MBA
  • Pós Graduação e MBA em Medicina
  • Pós Graduação e MBA em Medicina Veterinária
  • Pós Graduação e MBA em Meio Ambiente
  • Pós Graduação e MBA em Novos
  • Pós Graduação e MBA em Nutrição
  • Pós Graduação e MBA em Odontologia
  • Pós Graduação e MBA em Planejamento Estratégico
  • Pós Graduação e MBA em Psicologia
  • Pós Graduação e MBA em Recursos Humanos
  • Pós Graduação e MBA em Saúde
  • Pós Graduação e MBA em Saúde da Família
  • Pós Graduação e MBA em Segurança no Trabalho
  • Pós Graduação e MBA em Segurança Pública e Inteligência
  • Pós Graduação e MBA em Serviço Social
  • Pós Graduação e MBA em Sociologia
  • Pós Graduação e MBA em Tecnologia da Informação
  • Pós Graduação e MBA em Teologia
  • Pós Graduação e MBA em Vendas
  • Formação Pedagógica (R2) em Educação
  • Segunda Licenciatura em Educação
  • Extensão em Administração
  • Extensão em Auditoria e Contabilidade
  • Extensão em Ciências Sociais
  • Extensão em Comunicação Social
  • Extensão em Contabilidade
  • Extensão em Direito
  • Extensão em Docência
  • Extensão em Economia
  • Extensão em Educação
  • Extensão em Educação Especial
  • Extensão em Educação Física
  • Extensão em Empresarial
  • Extensão em Enfermagem
  • Extensão em Engenharia
  • Extensão em Filosofia
  • Extensão em Finanças
  • Extensão em Fisioterapia
  • Extensão em Fonoaudiologia
  • Extensão em Gestão de Pessoas
  • Extensão em Gestão e Negócios
  • Extensão em Gestão Pública
  • Extensão em Idiomas
  • Extensão em Inteligência e Segurança
  • Extensão em Letras
  • Extensão em Logística
  • Extensão em Marketing
  • Extensão em Matemática
  • Extensão em Medicina Veterinária
  • Extensão em Meio Ambiente
  • Extensão em Novos
  • Extensão em Nutrição
  • Extensão em Psicologia
  • Extensão em Recursos Humanos
  • Extensão em Saúde
  • Extensão em Saúde da Família
  • Extensão em Segurança no Trabalho
  • Extensão em Segurança Pública e Inteligência
  • Extensão em Serviço Social
  • Extensão em Sociologia
  • Extensão em Tecnologia da Informação
  • Extensão em Teologia