Notícias

28/02/2019

Pós-graduação lato sensu EAD: respondemos todas as suas dúvidas

Aumentar a qualificação profissional é essencial para se destacar e alcançar novos resultados. Com a capacitação correta, o seu currículo ganha aquele reforço especial que alavanca o seu sucesso. Nesse cenário, a pós-graduação lato sensu é uma ótima pedida.

Versátil, aparece em várias modalidades. Além de tudo, é muito conveniente e serve até para quem acha que não tem tempo de buscar um novo título.

Quer entender melhor a pós-graduação lato sensu EAD? Continue a leitura e não perca nenhuma informação importante!

1. O que são cursos de pós-graduação lato sensu?

Ao contrário do que muita gente acha, a afirmação “pós-graduação é tudo igual” não é verdadeira. Há diversas modalidades e propostas de estruturação do currículo, justamente para atender às necessidades de cada estudante.

De acordo com o próprio Ministério da Educação (MEC), a pós-graduação lato sensu é um programa de especialização e que permite que os profissionais aprendam de forma direcionada.

É o caso de quem já possui um diploma de curso superior e busca esse programa para se aprofundar sobre temas específicos. Ele é voltado para quem tem mais interesse no mercado de trabalho.

Para entender melhor, tire outras dúvidas sobre o curso de pós-graduação lato sensu em nosso outro post.

2. Pós-graduação lato sensu recebe diploma ou certificado?

Agora que você já entendeu o que é esse tipo de especialização, é hora de pensar no que esperar após a conclusão. Nessa modalidade, os pós-graduados não recebem diploma. Em vez disso, é oferecido um certificado de conclusão da capacitação.

Na prática, não faz tanta diferença. Você poderá adicionar o conhecimento extra ao seu currículo, o que já é suficiente para chamar a atenção de empregadores ou do processo seletivo.

Essa distinção só existe porque a pós-graduação lato sensu é mais objetiva e traz conhecimentos específicos. Desde que a instituição de ensino seja reconhecida, o certificado tem o peso necessário para a sua carreira

3. Qual a carga horária obrigatória?

De acordo com o Ministério da Educação, a carga horária mínima obrigatória é de 360 horas para esses cursos. Como consequência, é possível aprender sem precisar passar por longos períodos.

Ainda é comum achar que o MEC exige um tempo mínimo de curso de 6 meses. No entanto, não é o que acontece. O órgão estabelece o mínimo em horas e não em dias, semanas ou meses.


4. É preciso fazer encontros presenciais?

Durante muito tempo, a pós-graduação lato sensu a distância precisou passar por encontros presenciais obrigatórios. No entanto, com a evolução das necessidades, esse aspecto passou por modificações.

Hoje, o MEC já não exige encontros presenciais específicos. Mesmo as provas podem ser realizadas no ambiente online, se essa for a modalidade escolhida.

Se quiser explorar a possibilidade, leia o nosso artigo sobre pós-graduação lato sensu EAD.

5. O TCC é obrigatório?

Trabalho de Conclusão de Curso é uma das obrigatoriedades da graduação. Ele reúne todos os conceitos interdisciplinares e tem a proposta de consolidar o que foi aprendido. Em função do seu funcionamento, era obrigatório para a pós-graduação.

No entanto, ele também reduzia a conveniência de se aprofundar e nem sempre era viável para todos os estudantes. Após uma revisão, o MEC excluiu a necessidade de realizar TCC na versão lato sensu. 



Agora, é possível executá-lo de forma optativa, de acordo com os interesses.

6. Posso iniciar uma pós-graduação EAD sem ainda ter o diploma da graduação?

Segundo a Resolução nº 1/2007 do MEC, só podem começar os estudos na pós-graduação lato sensu os estudantes que já tiverem colado grau no curso superior. Isso significa que não basta finalizar a última prova da faculdade — é preciso passar por todo o processo de formatura para, aí sim, fazer a matrícula.

Para quem já é formado, entretanto, não há impedimentos. É possível realizar uma pós-graduação lato sensu a mesmo tempo em que você busca um segundo diploma, por exemplo.


7. Tecnólogo pode fazer pós-graduação lato sensu?

O tecnólogo é uma modalidade de graduação mais rápida do que as outras. Com uma abordagem direta ao ponto, diminui o tempo necessário de capacitação, ao mesmo tempo em que é aprovada pelo ministério.

De acordo com o próprio MEC, os cursos tecnólogos são equivalentes aos de graduação. Ou seja, todos os direitos são iguais — inclusive, o de cursar uma especialização desse tipo.

Para quem desejar, é viável ser formado em tecnólogo e aprofundar conhecimentos específicos por meio de uma pós.

8. Quais as principais características?

Para definir se essa é a alternativa certa para as suas necessidades, nada melhor que conhecer as qualidades da pós-graduação lato sensu. Ao considerar os aspectos relevantes, fica mais fácil entender se é uma possibilidade que se encaixa em suas exigências. Na sequência, conheça as qualidades principais desse tipo de aprendizado.

8.1 Nível de conhecimento
Ao cursar uma pós-graduação lato sensu, dá para se aprofundar em temas específicos. Pense em quem faz uma graduação e, ao longo dos semestres, se interessa muito por uma matéria. Com a modalidade, é possível conhecê-la melhor e se transformar em especialista. 

Também é um bom jeito de se antecipar às tendências do mercado e de cumprir certas exigências. Como é considerada rápida, direta e prática, permite consolidar uma formação para atender às maiores necessidades.

8.2 Duração
Outra característica dessa capacitação é que a duração mínima é de 360 horas. Na prática, isso significa que o estudante pode obter o seu certificado em 3 meses, se assim desejar.

No entanto, a versatilidade é uma qualidade marcante e cada pessoa define o ritmo de estudo. Então, é possível concluir o currículo nesse período ou, então, em até 12 meses, de acordo com as alternativas.

8.3 Público-alvo

Em relação ao público-alvo, 
não há grandes limitações para a pós-graduação lato sensu
. Como visto, o MEC determina que é obrigatório ter colado grau em um curso superior antes de fazer a matrícula na capacitação.

Respeitado esse aspecto, cada instituição define as suas regras. É possível, por exemplo, encontrar muitas especializações abertas mesmo para alguém que não é da área. Quem estudou marketing pode se aprofundar em comunicação social ou até em fisioterapia, se assim desejar. Isso abre um leque grande de possibilidades, sem limitações.

8.4 Obrigatoriedades
Outro ponto característico da pós-graduação é em relação às obrigações que devem ser cumpridas para a obtenção do certificado. É comum ter que realizar provas para a avaliação de determinados conhecimentos, o que garante que o estudante absorveu a disciplina em questão. 

Por outro lado, já não é obrigatória a execução do TCC. Uma boa instituição deixa isso a cargo do estudante, que define se deseja cumprir ou não essa parte optativa. Com todas as parcelas pagas e a avaliação final realizada, o processo é concluído.

9. Quais modalidades estão disponíveis?

Como cada pessoa tem exigências diferentes, não há apenas uma modalidade de pós-graduação lato sensu . As diversas possibilidades garantem que o estudante escolha aquilo que for mais conveniente para o seu cotidiano e necessidades de aprendizagem. Na sequência, veja quais são os tipos comuns.

9.1 Presencial
pós-graduação presencial acontece como um curso superior do mesmo tipo. Ela é realizada em salas de aula, com provas e atividades executadas no ambiente físico. No entanto, como a carga é menor, os horários são diferenciados. O comum é que haja encontros uma vez por semana ou quinzena. 

É uma modalidade indicada para quem tem bastante tempo livre e pode se dedicar com mais intensidade ao curso — mesmo que ele não seja diário. Também exige, naturalmente, o deslocamento por parte do pós-graduando para que ele obtenha a taxa de frequência necessária.

9.2 EAD

A sigla EAD significa educação a distância. Então, uma pós-graduação lato sensu EAD é, justamente, feita de maneira não presencial. Para que isso seja possível, a grande ferramenta utilizada é a internet. Em um ambiente digital de aprendizagem, o estudante pode acompanhar todos os materiais e ensinamentos sobre determinada disciplina. Também é possível ter acesso a milhares de livros e, assim, complementar a construção do conhecimento.

Com as novas regras do MEC, as provas e até o TCC são realizados de maneira online. É uma alternativa muito conveniente porque permite estudar quando e onde quiser, sem exigir deslocamento até a unidade mais próxima.


9.3 Semipresencial

A modalidade semipresencial é um tipo híbrido entre as duas opções anteriores. Na maior parte do tempo, ela se comporta como uma especialização EAD: as aulas principais são ministradas a distância, com a ajuda da internet.

No entanto, certas atividades precisam ser feitas presencialmente, como as provas e apresentações de artigos. Também pode haver tutoria ou aulas específicas realizadas em um ambiente desse tipo.

10. Há diferenças entre lato sensu e stricto sensu?

Como visto, a modalidade lato sensu oferece especialização em temas pontuais, com duração que varia de 4 a 12 meses, dependendo das suas escolhas. A carga horária mínima é de 360 horas e ela pode ser realizada, inclusive, totalmente a distância.

O oposto dessa modalidade é a pós do tipo stricto sensu. Ela é composta por programas de mestrado e doutorado, com duração média de 1200 horas. Nesse caso, é uma opção voltada para quem quer seguir carreira acadêmica — como se tornar pesquisador ou dar aulas em faculdades.

Como elas têm finalidades diferentes, são opções que devem ser muito bem conhecidas antes de você tomar a decisão. Ao considerar essas características, fica fácil acertar para deixar o seu currículo mais recheado.

11. Quais são os benefícios de uma pós-graduação lato sensu?

Após conhecer as principais qualidades, é fundamental compreender por que recorrer a essa capacitação. A entender o papel da alternativa, fica claro por que ela deve estar entre as suas opções para conquistar melhores resultados. A seguir, veja quais são as maiores vantagens de se matricular nessa especialização.

11.1 Capacitação profissional
Como visto, a pós-graduação tem o grande papel de oferecer especialização e aprofundamento do conhecimento. Graças a ela, é possível descobrir novas formas de atuar e como entregar uma performance melhor.

Por ter um aspecto prático e mais rápido, é muito voltada para o mercado de trabalho. Como resultado, leva a uma ampliação sobre a capacitação profissional. Com novos conhecimentos, portanto, há como desempenhar a função atual de maneira melhor ou mesmo buscar novas posições acima.

11.2 Enriquecimento do currículo
Ao final da pós-graduação lato sensu, como dito, o aluno recebe um certificado que atesta que ele obteve a nota mínima necessária. Com essa capacitação, o currículo se torna ainda mais completo.

Na hora de concorrer a um cargo, por exemplo, é possível se destacar por demonstrar conhecimento e especialização. Mesmo quando há o interesse em uma carreira no setor público isso é positivo. 

Afinal, o certificado garante pontos extras na prova ou a chance de receber uma promoção. Acima de tudo, um currículo mais rico leva a uma diferenciação profissional, o que permite vencer os concorrentes com muita facilidade.

11.3 Aumento de salário

Um currículo melhor significa, também, ter a chance de receber um salário ampliado. Ou seja, ao concluir os estudos e a capacitação, você tem a oportunidade de ver o dinheiro do investimento retornar na forma de maior 
tranquilidade financeira.

Isso acontece por dois motivos. O primeiro é que a titulação ajuda a conquistar cargos melhores, o que significa pagamentos ampliados. Além do mais, é um jeito de subir na carreira a partir de uma posição específica, como no serviço público. Assim, há um aumento de salário proporcional.

11.4 Horários flexíveis

Especialmente na modalidade EAD, a pós-graduação lato sensu é conhecida por garantir muita flexibilidade de horários. Ao fazer tudo pela internet, dá para estudar no intervalo do trabalho ou até na volta para a casa, se for possível.

Também há a chance de escolher quando realizar as provas e em quanto tempo pretende terminar e obter a titulação. Isso é essencial para quem deseja uma modalidade que se encaixe no cotidiano. Sem ser necessário sacrificar a vida pessoal ou o aspecto profissional, é viável enriquecer o currículo.

11.5 Rapidez para obter o certificado

Vale lembrar que essa modalidade tem uma duração que é mais que três vezes mais rápida que uma proposta de mestrado ou doutorado. Também leva menos tempo que uma graduação normal, que pode levar milhares de horas para ser concluída.

Com planejamento e uma escolha adequada, você pode terminar a capacitação em até 4 meses e receber o certificado de 45 a 60 dias após a solicitação. Isso evita ter que esperar demais e permite que você suba na carreira, de acordo com as exigências do mercado.

12. Como optar pela melhor pós-graduação?

Entre tantas opções disponíveis, é comum ter dúvidas sobre qual é a melhor para incluir em seu currículo. É preciso decidir de maneira informada, justamente para aproveitar todos os benefícios envolvidos nessa escolha.

Para tornar o processo mais simples, explicamos o que considerar para selecionar a melhor pós-graduação lato sensu. Confira!

12.1 Foque nos seus objetivos

O aspecto mais importante para levar em conta é o que espera obter após receber o certificado. Entender os interesses a partir da titulação ajuda a ter uma ideia clara de qual é o caminho que deve ser seguido.

Se você deseja subir na carreira no setor público ou militar, veja quais são as especializações aceitas ou exigidas. Isso é uma forma de direcionar o seu interesse, de modo que você escolha um curso que realmente é capaz de ajudar.

Já se o seu intuito é se tornar especialista em uma área, então os seus objetivos devem orientar a decisão por algo que ofereça os conhecimentos necessários.

12.2 Conheça a grade curricular

Antes de fazer a matrícula, não deixe de dar uma boa olhada na matriz curricular. Ela inclui todas as disciplinas que serão trabalhadas, a carga horária e qual é o enfoque dado em cada aspecto.

Isso é relevante porque temas semelhantes podem trazer abordagens diferentes. Ao mesmo tempo, se uma é mais importante que a outra para o seu trabalho, a escolha exige atenção, não é? Então, não deixe de olhar todas as disciplinas e o nível de aprofundamento para ter a certeza de que o que será ensinado se encaixa em seus requisitos.

12.3 Verifique o credenciamento da instituição

Para poder usar o seu certificado dentro do esperado, é essencial que ele seja reconhecido pelo MEC. Afinal, é essa chancela que garante que você estudou corretamente e que está apto a colocar tudo aquilo em prática.

Por lei, somente instituições credenciadas podem oferecer esse tipo de ensino. Na modalidade EAD, a questão é especialmente importante. Portanto, confira se a instituição de ensino é credenciada pelo MEC e se ela pode apresentar, de fato, os cursos em questão.

Verifique todas as regras, como duração mínima de 360 horas e exigência de provas de avaliação. Como resultado, há maior segurança quanto à sua decisão!

12.4 Conheça as modalidades disponíveis

Um dos principais atrativos da pós-graduação lato sensu é, exatamente, a chance de explorar toda a versatilidade para aprender. Poder escolher os horários mais convenientes e a abordagem ideal são pontos de destaque.

Então, ao decidir qual cursar, não se esqueça de ver quais são as modalidades disponíveis. Para ter total tranquilidade, os melhores modelos são o semipresencial ou, principalmente, o EAD. Desse jeito, dá para garantir que o seu currículo seja recheado da maneira ideal.

12.5 Analise o que dizem outros alunos

Para completar, é muito interessante entender o que diz quem já obteve a certificação e explorou o mercado de trabalho com os novos conhecimentos. Saber a opinião dos ex-alunos ajuda a ter uma ideia bem clara de quais são as exigências e os principais pontos fortes.

Um dos jeitos de fazer isso é por meio das redes sociais. Veja o que as pessoas dizem nos comentários e em avaliações e converse com grupos de quem já se formou. É algo que trará muito mais segurança para seguir pelo caminho certo!

13. Quando escolher uma pós-graduação EAD?

Tudo o que falta, agora, é saber quando é o melhor momento de recorrer a essa possibilidade. Desde que já tenha o diploma de graduação, não há nenhuma outra barreira.

A versão EAD sempre é conveniente quando é preciso ter flexibilidade de horários e versatilidade de escolha, sem abrir mão da qualidade. Além disso, veja situações que são ideais para essa matrícula.

13.1 Recolocação no mercado de trabalho

Quem estiver desempregado ou fora da profissão de interesse, tem a chance de fazer uma pós-graduação lato sensu para atualizar e aprofundar os conceitos. Desse jeito, é possível reforçar o currículo e chamar a atenção em processos seletivos. Na prática, fica mais fácil voltar para o mercado de trabalho.

Também é uma chance para quem já está empregado, mas deseja trocar de carreira. É o que acontece quando alguém tem uma formação pela graduação, mas está em um ramo diferente. Para consolidar a atuação e fazer a transição, a pós é uma excelente saída.


13.2 Diferenciação em concursos

Os concursos públicos não consideram apenas o desempenho nas provas. Também há outros meios de conseguir pontos a mais, como por meio da experiência ou, como é comum, pela titulação.

Ter maiores conhecimentos e um certificado de pós-graduação, portanto, garante uma pontuação reforçada. Esse acréscimo pode ser a diferença que falta para ser chamado para ocupar um cargo
 e conquistar total estabilidade no emprego.

Como a duração até a certificação é curta, é possível apresentar o certificado no momento de convocação, sem dificuldades.



13.3 Promoção no emprego

Quem já estiver empregado na posição de interesse também pode recorrer a esse caminho. Com mais conhecimento, há um aumento na capacitação profissional. Então, significa que há a oportunidade de atuar com maiores responsabilidades e novas funções, o que leva a uma promoção no emprego. Isso ajuda a subir hierarquicamente, além de aumentar o salário.

Não é algo que se reserva apenas ao setor privado. Atividades públicas e militares, normalmente, têm progressão de carreira que varia com o tempo de serviço e a especialização. Novas titulações levam a uma elevação de função, aumento do salário e até mais prestígio no trabalho. Demais, não é?

pós-graduação lato sensu EAD é versátil, rápida e eficiente. Com capacitação profissional ampliada, é possível rechear o currículo, destacar-se no mercado e até conseguir promoções e aumentos salariais. Trata-se, portanto, de uma oportunidade para atingir o desejado sucesso na carreira!

Se quiser ficar por dentro dessa opção e ver outras dicas, acompanhe os nossos perfis no Facebook e Instagram!


Voltar
  • Pós Graduação e MBA em Administração
  • Pós Graduação e MBA em Administração Pública
  • Pós Graduação e MBA em Auditoria e Contabilidade
  • Pós Graduação e MBA em Bares e Restaurantes
  • Pós Graduação e MBA em Ciências Sociais
  • Pós Graduação e MBA em Comunicação Social
  • Pós Graduação e MBA em Contabilidade
  • Pós Graduação e MBA em Direito
  • Pós Graduação e MBA em Docência
  • Pós Graduação e MBA em Economia
  • Pós Graduação e MBA em Educação
  • Pós Graduação e MBA em Educação Especial
  • Pós Graduação e MBA em Educação Física
  • Pós Graduação e MBA em Empresarial
  • Pós Graduação e MBA em Enfermagem
  • Pós Graduação e MBA em Engenharia
  • Pós Graduação e MBA em Farmácia
  • Pós Graduação e MBA em Ferramentas para Gestão
  • Pós Graduação e MBA em Filosofia
  • Pós Graduação e MBA em Finanças
  • Pós Graduação e MBA em Fisioterapia
  • Pós Graduação e MBA em Fonoaudiologia
  • Pós Graduação e MBA em Gerenciamento de Projetos
  • Pós Graduação e MBA em Gestão de Pessoas
  • Pós Graduação e MBA em Gestão e Negócios
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Imobiliária
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Pública
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Turismo
  • Pós Graduação e MBA em Idiomas
  • Pós Graduação e MBA em Letras
  • Pós Graduação e MBA em Licenciaturas
  • Pós Graduação e MBA em Línguas e Literatura
  • Pós Graduação e MBA em Logística
  • Pós Graduação e MBA em Marketing
  • Pós Graduação e MBA em Matemática
  • Pós Graduação e MBA em MBA
  • Pós Graduação e MBA em Medicina
  • Pós Graduação e MBA em Medicina Veterinária
  • Pós Graduação e MBA em Meio Ambiente
  • Pós Graduação e MBA em Novos
  • Pós Graduação e MBA em Nutrição
  • Pós Graduação e MBA em Odontologia
  • Pós Graduação e MBA em Planejamento Estratégico
  • Pós Graduação e MBA em Psicologia
  • Pós Graduação e MBA em Recursos Humanos
  • Pós Graduação e MBA em Saúde
  • Pós Graduação e MBA em Saúde da Família
  • Pós Graduação e MBA em Segurança no Trabalho
  • Pós Graduação e MBA em Segurança Pública e Inteligência
  • Pós Graduação e MBA em Serviço Social
  • Pós Graduação e MBA em Sociologia
  • Pós Graduação e MBA em Tecnologia da Informação
  • Pós Graduação e MBA em Teologia
  • Pós Graduação e MBA em Vendas
  • Formação Pedagógica (R2) em Educação
  • Segunda Licenciatura em Educação
  • Extensão em Administração
  • Extensão em Auditoria e Contabilidade
  • Extensão em Ciências Sociais
  • Extensão em Comunicação Social
  • Extensão em Contabilidade
  • Extensão em Direito
  • Extensão em Docência
  • Extensão em Economia
  • Extensão em Educação
  • Extensão em Educação Especial
  • Extensão em Educação Física
  • Extensão em Empresarial
  • Extensão em Enfermagem
  • Extensão em Engenharia
  • Extensão em Filosofia
  • Extensão em Finanças
  • Extensão em Fisioterapia
  • Extensão em Fonoaudiologia
  • Extensão em Gestão de Pessoas
  • Extensão em Gestão e Negócios
  • Extensão em Gestão Pública
  • Extensão em Idiomas
  • Extensão em Inteligência e Segurança
  • Extensão em Letras
  • Extensão em Logística
  • Extensão em Marketing
  • Extensão em Matemática
  • Extensão em Medicina Veterinária
  • Extensão em Meio Ambiente
  • Extensão em Novos
  • Extensão em Nutrição
  • Extensão em Psicologia
  • Extensão em Recursos Humanos
  • Extensão em Saúde
  • Extensão em Saúde da Família
  • Extensão em Segurança no Trabalho
  • Extensão em Segurança Pública e Inteligência
  • Extensão em Serviço Social
  • Extensão em Sociologia
  • Extensão em Tecnologia da Informação
  • Extensão em Teologia