Notícias

28/01/2019

MBA Executivo: o guia completo para o sucesso profissional acelerado! #AceleraBrasil

Se você deseja se especializar ainda mais em sua profissão, deve saber que os programas de MBA estão sempre em alta. Por meio dessa especialização é possível obter um avanço considerável na carreira, alcançar um aumento salarial significativo — e tudo isso pode acontecer em um pequeno espaço de tempo, principalmente por meio do MBA Executivo.

Portanto, caso esteja procurando aprofundar os seus conhecimentos técnicos em gestão, veio ao lugar certo. Trouxemos para você neste post um guia completo que vai mostrar como o MBA Executivo pode ser útil para o seu crescimento profissional. Quer descobrir como tudo isso é possível? Então, basta continuar a sua leitura!

Descubra o que é e como funciona o MBA, quais são as diferenças e as semelhanças entre as duas modalidades existentes e por que é tão importante para sua carreira obter essa formação. Além disso, vamos mostrar as principais diferenças entre o MBA e as demais especializações e quais cursos você não pode deixar de conhecer. Boa leitura!

O que é MBA?


O MBA é uma sigla que representa o termo “Master in Business Administration”, que em português significa "Mestre em Administração de Empresas". Nessa categoria de pós-graduação, o MBA se caracteriza por ser um curso lato sensu direcionado para aqueles que desejam se aperfeiçoar nas áreas administrativas com expertise no mundo corporativo.

Um dos pontos mais importantes para fazer um MBA é o fato de ter algum tempo de carreira. Em outras palavras, esse curso é ideal para quem gosta de estudar, tem afinidade com pesquisas, domina o inglês e, por fim, que já tenha experiência de alguns anos exercendo qualquer cargo gerencial.

Para ser aprovado, o aluno precisa apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), geralmente sobre o formato de uma monografia. Após esse procedimento, é conferido ao estudante o título de Especialista em Administração de Negócios. Contudo, é possível encontrar hoje em dia uma série de temas que estão focados em outras áreas, como a Gestão Pública, Gestão de Pessoas, Coaching e muito mais.

Como ele funciona?

Como destacamos, o MBA é uma modalidade voltada para pessoas que já ocupam ou almejam ocupar cargos gerenciais em suas organizações, como executivos, gestores e, até mesmo, empresários. De modo geral as turmas são formadas por pessoas que têm uma experiência menos aprofundada na gestão, com período compreendido entre três e cinco anos em atividade.

Por isso, o conteúdo tem uma abordagem bastante técnica, que remete às rotinas diárias no trabalho desses profissionais. Dessa forma, é comum que seja discutido assuntos teóricos sobre a prática adotada na condução dos objetivos organizacionais. No Brasil, a tendência é que os cursos de MBA tenham uma duração mínima de 360 horas-aula, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Para ser aprovado no processo de seleção e ingressar no MBA a distância o estudante precisa apresentar diploma de graduação superior e conhecimentos mínimos para utilizar um computador com acesso à internet para navegar na web. Após essa validação, já estará apto para iniciar os seus estudos.



O que é o MBA Executivo?

O MBA Executivo é uma especialização muito interessante para quem deseja ocupar posições de níveis mais altos dentro da sua empresa. Esse curso está diretamente relacionado com a excelência do seu programa de estudo e discussões sobre cases de sucesso no mundo corporativo. Por isso, é visto como uma disciplina muito completa quando o assunto é o treinamento de executivos.

O principal objetivo dessa formação é capacitar os profissionais, fornecendo uma visão mais ampla na condução de grandes corporações. Por conta disso, o MBA Executivo é indicado para pessoas com uma vivência nesse ambiente. Afinal, o curso é composto basicamente por matérias atuais das melhores práticas de gestão e, principalmente, pela troca de experiência entre os alunos — mediados por professores qualificados.

Portanto, de modo diferente de o que acontece nos modelos tradicionais, o MBA Executivo deixa de ter o seu foco no treinamento de novas habilidades e tem por objetivo preparar os alunos com conhecimentos técnicos e práticos, de forma que eles possam ocupar posições executivas, como CEO, CFO, CMO e CIO. 

Embora essas siglas sejam pouco comuns, essa representação de termos em inglês está diretamente relacionado com os cargos mais altos das mais diferentes áreas de atuação em um negócio. Dessa forma, portanto, os alvos dessa modalidade são profissionais com uma experiência mais profunda em matéria de gestão na sua área de atuação.


Qual é a diferença entre MBA Tradicional e um MBA Executivo?


Como mencionado, o MBA tem um papel transformador na vida profissional de quem deseja ocupar cargos mais altos de gestão. Contudo, cada um desses modelos de ensino possui uma abordagem diferente, por isso, a escolha da modalidade de interesse deve ser realizada levando em consideração o perfil do estudante.

Enquanto no MBA Tradicional os candidatos têm conhecimentos mais superficiais e estão em uma faixa de idade entre os 26 e 30 anos, o MBA Executivo prioriza aqueles que detêm uma experiência mais consistente na área da gestão, o que, consequentemente, engloba os profissionais com idades mais avançadas.

Outro ponto importante é a abordagem adotada durante o curso, afinal, o MBA Tradicional tem um foco mais voltado para habilidades específicas e técnicas da gestão. Enquanto isso, o MBA Executivo leva em consideração as experiências vividas pelo alunode modo genérico e também dos aprendizados adquiridos ao longo dos anos.

Diante disso, o MBA Tradicional é uma modalidade mais indicada para os alunos que desejam aprofundar os seus conhecimentos técnicos em alguma área ou, até mesmo, buscar uma nova experiência profissional. Por outro lado, aqueles que têm uma bagagem em gestão podem optar pelo MBA Executivo, se preparando de forma adequada para ocupar cargos executivos dentro das suas organizações.

O que os dois têm em comum?

Embora apresentem benefícios distintos para a carreira profissional do estudante, existem algumas semelhanças que se destacam entre os dois cursos. Em primeiro lugar, para as duas modalidades são exigidas uma experiência prévia como gestor. Portanto, aqueles profissionais inexperientes ou recém-formados não fazem parte do público-alvo dessa modalidade.

Além disso, o processo de seleção para uma vaga nos cursos de MBA Tradicional e MBA Executivo são equivalentes. Ou seja, os critérios são semelhantes nas duas situações, uma vez que para ser aceito é preciso comprovar experiências profissionais e habilidades técnicas específicas. Desse modo, a formação acadêmica do candidato não é considerada como um critério de seleção — embora seja obrigatória para a participação em um curso desse nível.

Qual é a importância do MBA para a carreira?

O curso de graduação é um passo muito importante para os estudantes que estão em busca de conhecimento para trilhar uma nova carreira. Contudo, a metodologia de ensino aplicada nessa formação nem sempre é suficiente para oferecer uma instrução completa, especialmente no que concerne às competências exigidas do estudante na prática.

Por isso, o MBA se apresenta como uma excelente alternativa, afinal, a ideia principal da modalidade é colocar em discussão as experiências profissionais vividas por alunos e professores. Ou seja, a proposta é estudar de maneira mais intensa a teoria dos casos que podem ser constatados no dia a dia das empresas.

Dessa forma, compartilhar a experiência vivida é uma das grandes vantagens da especialização em MBA, pois permite que os estudantes agreguem novos conhecimentos e ampliem suas qualificações. Nesse cenário, o currículo se torna ainda mais valioso na hora de o aluno conquistar uma posição melhor na organização em que já atua ou buscar emprego em uma nova empresa.

É importante ressaltar que se certificar em algum MBA é uma forma de abrir novas oportunidades no mercado. Com a valorização do capital intelectual, as organizações levam em consideração esse tipo de formação. Por fim, durante o curso é possível criar uma ampla rede de networking por meio de uma audiência qualificada.

Em outras palavras, o estudante está inserido no ambiente em que estão os melhores profissionais do seu segmento e tem a oportunidade de reciclar os seus conhecimentos de forma constante. Portanto, realizar um MBA Executivo é um ponto imprescindível para quem deseja conquistar uma posição de destaque em sua área de atuação, graças ao método de ensino utilizado nessa modalidade.

Quais são as diferenças do MBA em relação aos outros tipos de especializações?

Cada curso de graduação tem um objetivo específico e é assim também nas especializações de nível superior. Antes de tomar uma decisão, é fundamental identificar o seu perfil profissional e quais são os objetivos que pretende alcançar. Tendo isso em vista, atualmente existem duas modalidades distintas: stricto sensu (mestrados, doutorados e pós-doutorados) e lato sensu (que compreende as especializações e MBAs).

Enquanto a primeira área está diretamente voltada para o campo de pesquisas e docência, os cursos lato sensu abordam os conteúdos de maneira muito mais ampla, técnica e com aperfeiçoamento profissional. Ou seja, o MBA é indicado para as pessoas que desejam obter novas competências ou ampliar o seu conhecimento específico do mundo corporativo.

Além disso, o MBA é um tipo de especialização para aqueles estudantes que concluíram a sua formação em um curso de graduação e, por isso, é considerado uma pós-graduação. Entretanto, como existem diversas modalidades de pós e, embora todo MBA seja uma pós-graduação, apenas alguns cursos de pós são MBA.

Como já foi explicado, os cursos de MBA têm um foco direcionado para a área corporativa, como gestão de empresas e demais negócios. Além disso, a carga horária também é um fator importante para distinguir esses universos. Enquanto os cursos lato sensu podem ter uma duração de mínima de 360 horas-aulas, os de stricto sensu devem ser concluídos em um período que pode variar entre dois e cinco anos.

Conheça 9 cursos de MBA Executivo para fazer

Especializar em uma única carreira ou ter a oportunidade de vivenciar novos ares é uma decisão muito importante para qualquer pessoa. Por isso, na hora de se decidir por um curso de pós-graduação a distância é natural que muitos estudantes tenham diversas dúvidas — ainda que sejam profissionais experientes.

Se esse é o seu caso, não há motivos para se preocupar. É natural que essa indecisão aconteça em momentos importantes como esse. Por isso, confira logo abaixo algumas opções que podem — e devem — ser consideradas na hora de fazer a sua matrícula em um curso de MBA Executivo. Acompanhe!

MBA Executivo em Gestão de Pessoas, Desenvolvimento Gerencial e Coaching

Indicado para profissionais que têm graduação em áreas como Administração, Gestão de Recursos Humanos, Marketing e áreas correlatas, o curso de MBA Executivo em Desenvolvimento Gerencial é ideal para os profissionais que estão em busca de aperfeiçoamento na área de gestão ou demais cargos que desenvolvam projetos nessas áreas.

O objetivo desse curso é formar profissionais capazes de atingir os objetivos organizacionais de maneira mais eficiente. Ou seja, por meio dos conhecimentos adquiridos é possível gerir melhor as equipes de trabalho, motivando e otimizando a produtividade dos colaboradores. Além disso, é fundamental identificar os conflitos dentro da empresa e adotar práticas de retenção do capital intelectual.

MBA em Gestão de Pessoas

O estudante que opta por realizar um MBA em Gestão de Pessoas adquire conhecimentos técnicos e específicos para desenvolver equipes de trabalho — bem parecido com o curso anterior.

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, essa habilidade se torna ainda mais útil no dia a dia das organizações. Dito isso, é progressivamente mais necessária a participação de profissionais que sejam capazes de alcançar o melhor da sua equipe por meio da valorização da mão de obra.

Basicamente, os estudantes desse curso vão aprender a gerenciar crises no ambiente de trabalho e a construir planejamentos estratégicos para a empresa. Além disso, os conhecimentos adquiridos ao longo da graduação serão aprofundados nos programas de Administração de Recursos Humanos.

MBA em Gestão Pública


As organizações demandam cada vez mais profissionais que sejam capazes de planejar e executar as suas ações
— e isso não é diferente para os órgãos públicos. O Gestor Público tem um papel muito importante, afinal, é de sua responsabilidade administrar recursos públicos, gerenciar licitações, bem como avaliar os contratos em andamento e, até mesmo, cuidar da assessoria de políticos eleitos.

Com tantas atribuições, apenas um profissional qualificado é capaz de ocupar esse cargo com excelência. Por isso, realizar um MBA em Gestão Pública é uma forma interessante para se especializar em gestão estratégica organizacional. Além disso, o estudante vai aprender uma série de boas práticas para desenvolver projetos na área de políticas e projetos de órgãos públicos.

MBA em Administração de Empresas

Diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, manter apenas uma graduação não é mais o suficiente. As organizações estão em busca de profissionais com qualificações específicas, e para preencher essas vagas é preciso apresentar um currículo de peso.

Por isso, o MBA em Administração de Empresas é uma das opções na pós-graduação que mais oferecem benefícios aos estudantes. Afinal, este curso agrega novos conhecimentos, ensina formas de resolver problemas reais.

MBA em Administração de Recursos Humanos


Se você se graduou e já tem alguma experiência no mercado de trabalho, mas não consegue ocupar as melhores vagas no seu emprego, já deve imaginar que a capacitação profissional é um fator que merece ser visto com urgência.

O departamento de Recursos Humanos de uma empresa é um setor vital para o crescimento da mesma. É por meio dele que são traçadas as estratégias que serão utilizadas para alcançar os objetivos da organização. Afinal, os funcionários são quem, de fato, conduzem os negócios, seja para atingir grandes metas, seja na hora de executar serviços e fabricar produtos. Nesse sentido, é fundamental aprofundar os conhecimentos nessa área, de modo a qualificar melhor as equipes de trabalho.

Além de cargos e salários, o plano de carreira é um item muito importante na vida de todo colaborador. Afinal, um ambiente organizado e com o mínimo de conflitos também contribui para alcançar excelentes resultados. Sendo assim, concluir um MBA em Administração de Recursos Humanos representa um ponto decisivo para o seu sucesso profissional.

MBA Executivo em Gestão de Processos

A Gestão de Processos é uma área que vem crescendo constantemente na última década. Por isso, a presença desse profissional dentro das organizações passou a ter um papel imprescindível, especialmente pela sua qualificação em gerenciar processos, liderar equipes de trabalho, apontar melhorias nos procedimentos técnicos adotados e uma série de outras atribuições.

Com duração média de seis meses a um ano, o curso de MBA Executivo em Gestão de Processos aborda questões que estão diretamente ligadas à estratégia da organização. O profissional estará pronto para realizar consultorias em diversas áreas, pois apresenta uma grande capacidade em desenvolver programas de melhorias das estratégias empresariais.

MBA Executivo em Gestão Ambiental e Sustentabilidade Empresarial


Nos últimos anos, é crescente a preocupação dos governos em geral com a preservação do meio ambiente. Por isso, grandes organizações vêm investindo massivamente em projetos sustentáveis que tenham por objetivo reduzir o impacto das ações humanas no meio ambiente. Nesse sentido, há uma demanda proporcional para esse tipo de profissional, seja dos setores produtivos, das indústrias ou do poder público.

Nesse cenário, o curso de MBA Executivo em Gestão Ambiental e Sustentabilidade Empresarial é ideal para profissionais que atuem no desenvolvimento de ações para reduzir os impactos ambientais. Ainda, é indispensável para aqueles que desejam contribuir com a formação, atualização e aperfeiçoamento de práticas voltadas para a preocupação com as questões mais atuais da sociedade.

MBA Executivo Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

O planejamento financeiro estratégico é uma das áreas mais importantes na espinha dorsal de uma empresa. Em outras palavras, conduzir um negócio para atingir seus objetivos e metas exige cada vez mais a preparação de profissionais da área. 

Destinado a gestores de finanças e administração em geral, o curso de MBA Executivo em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria tem por objetivo aprofundar o conhecimento técnico e desenvolver novas habilidades nesses profissionais. Ainda, o estudante poderá conhecer novas ferramentas que possibilitem uma melhoria acentuada nas tomadas de decisões dentro da sua organização.

MBA em Marketing Digital, Global e de Relacionamento


Em um cenário de mercados cada vez mais competitivos e disputados, as organizações têm se mostrado mais preocupadas com o posicionamento de sua marca em relação a sua concorrência. Dominar um nicho é o desejo de muitos executivos e empresários, independentemente do seu porte. Por isso, dispor de capital humano qualificado para direcionar os objetivos organizacionais é um passo indispensável para sobreviver a era digital.

Por isso, o curso de MBA em Marketing Digital, Global e de Relacionamento pode ser muito útil na qualificação dos profissionais, oferecendo ferramentas para enfrentar com sucesso os desafios presentes nesse sistema de mercado. A comercialização da marca é um passo muito importante para sua consolidação, especialmente diante da globalização e das novas tecnologias que se renovam diariamente.

MBA é uma chave para ser bem-sucedido!

Concluindo, fazer um MBA Executivo é a melhor chance para ser bem-sucedido e ocupar posições executivas dentro de grandes empresas no Brasil e no mundo. O mercado de negócios é um setor em constante desenvolvimento e, por isso, está sempre demandando novos conhecimentos, assim como profissionais capacitados e atualizados. Portanto, é imprescindível acompanhar o crescimento do setor para se manter no topo e conquistar os melhores cargos.

Agora que você já sabe tudo sobre o universo do MBA Executivo, o que achou das principais características desse tipo de curso? Caso tenha gostado, não deixe de entrar em contato conosco. Assim você poderá descobrir como podemos ajudá-lo no sucesso de sua jornada acadêmica e profissional. Aguardamos você!


Voltar
  • Pós Graduação e MBA em Administração
  • Pós Graduação e MBA em Administração Pública
  • Pós Graduação e MBA em Auditoria e Contabilidade
  • Pós Graduação e MBA em Bares e Restaurantes
  • Pós Graduação e MBA em Ciências Sociais
  • Pós Graduação e MBA em Comunicação Social
  • Pós Graduação e MBA em Contabilidade
  • Pós Graduação e MBA em Direito
  • Pós Graduação e MBA em Docência
  • Pós Graduação e MBA em Economia
  • Pós Graduação e MBA em Educação
  • Pós Graduação e MBA em Educação Especial
  • Pós Graduação e MBA em Educação Física
  • Pós Graduação e MBA em Empresarial
  • Pós Graduação e MBA em Enfermagem
  • Pós Graduação e MBA em Engenharia
  • Pós Graduação e MBA em Farmácia
  • Pós Graduação e MBA em Ferramentas para Gestão
  • Pós Graduação e MBA em Filosofia
  • Pós Graduação e MBA em Finanças
  • Pós Graduação e MBA em Fisioterapia
  • Pós Graduação e MBA em Fonoaudiologia
  • Pós Graduação e MBA em Gerenciamento de Projetos
  • Pós Graduação e MBA em Gestão de Pessoas
  • Pós Graduação e MBA em Gestão e Negócios
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Imobiliária
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Pública
  • Pós Graduação e MBA em Gestão Turismo
  • Pós Graduação e MBA em Idiomas
  • Pós Graduação e MBA em Letras
  • Pós Graduação e MBA em Licenciaturas
  • Pós Graduação e MBA em Línguas e Literatura
  • Pós Graduação e MBA em Logística
  • Pós Graduação e MBA em Marketing
  • Pós Graduação e MBA em Matemática
  • Pós Graduação e MBA em MBA
  • Pós Graduação e MBA em Medicina
  • Pós Graduação e MBA em Medicina Veterinária
  • Pós Graduação e MBA em Meio Ambiente
  • Pós Graduação e MBA em Novos
  • Pós Graduação e MBA em Nutrição
  • Pós Graduação e MBA em Odontologia
  • Pós Graduação e MBA em Planejamento Estratégico
  • Pós Graduação e MBA em Psicologia
  • Pós Graduação e MBA em Recursos Humanos
  • Pós Graduação e MBA em Saúde
  • Pós Graduação e MBA em Saúde da Família
  • Pós Graduação e MBA em Segurança no Trabalho
  • Pós Graduação e MBA em Segurança Pública e Inteligência
  • Pós Graduação e MBA em Serviço Social
  • Pós Graduação e MBA em Sociologia
  • Pós Graduação e MBA em Tecnologia da Informação
  • Pós Graduação e MBA em Teologia
  • Pós Graduação e MBA em Vendas
  • Formação Pedagógica (R2) em Educação
  • Segunda Licenciatura em Educação
  • Extensão em Administração
  • Extensão em Auditoria e Contabilidade
  • Extensão em Ciências Sociais
  • Extensão em Comunicação Social
  • Extensão em Contabilidade
  • Extensão em Direito
  • Extensão em Docência
  • Extensão em Economia
  • Extensão em Educação
  • Extensão em Educação Especial
  • Extensão em Educação Física
  • Extensão em Empresarial
  • Extensão em Enfermagem
  • Extensão em Engenharia
  • Extensão em Filosofia
  • Extensão em Finanças
  • Extensão em Fisioterapia
  • Extensão em Fonoaudiologia
  • Extensão em Gestão de Pessoas
  • Extensão em Gestão e Negócios
  • Extensão em Gestão Pública
  • Extensão em Idiomas
  • Extensão em Inteligência e Segurança
  • Extensão em Letras
  • Extensão em Logística
  • Extensão em Marketing
  • Extensão em Matemática
  • Extensão em Medicina Veterinária
  • Extensão em Meio Ambiente
  • Extensão em Novos
  • Extensão em Nutrição
  • Extensão em Psicologia
  • Extensão em Recursos Humanos
  • Extensão em Saúde
  • Extensão em Saúde da Família
  • Extensão em Segurança no Trabalho
  • Extensão em Segurança Pública e Inteligência
  • Extensão em Serviço Social
  • Extensão em Sociologia
  • Extensão em Tecnologia da Informação
  • Extensão em Teologia