FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

O curso de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2) tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, outra graduação para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo, independentemente da área de formação.
Duração: 6 a 18 meses
Titulação: Licenciado
Modalidade: Ensino a distância (EaD)

CONFIRA OS CURSOS DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

Formação Pedagógica em Pedagogia Conheça o Curso

informações sobre os cursos de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2)

Funcionamento do curso
O curso de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2) tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, a habilitação de graduados em nível de Bacharel ou Tecnólogo para lecionarem na habilitação pretendida nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e médio técnico.

Já o curso de SEGUNDA LICENCIATURA tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, a possibilidade do profissional da educação, graduado em nível de Licenciatura, habilitar-se para uma nova área de atuação dentro do magistério da educação básica.

Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 em seu artigo 21 autoriza a realização de cursos de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2), para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo, e em seu artigo 19 autoriza a realização de cursos de SEGUNDA LICENCIATURA, para aqueles que já concluíram um curso de nível superior com titulação em Licenciatura.

Para cursar a Formação Pedagógica – R2 ou a Segunda Licenciatura não é necessário realizar vestibular. O aluno deve realizar sua pré-inscrição preenchendo todos os dados solicitados, encaminhar os documentos necessários e pagar as taxas conforme a opção escolhida.

Além das aulas presenciais o aluno deverá assistir a vídeo-aulas online, acessar livros digitais em formato PDF e o conteúdo online pelo Portal AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Oferecemos apoio pedagógico, para esclarecimento de todas as dúvidas através das ferramentas de interação do IBF Pós.

Para o curso de Formação Pedagógica será emitido certificado de conclusão de curso.
Para o curso de Segunda Licenciatura será emitido diploma de conclusão de curso.
Objetivo geral
Ao se formar, o profissional poderá atuar nas diferentes modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas.
Público-alvo
Os cursos de FORMAÇÃO DOCENTE (R2) destinam-se a graduados, Bacharéis ou Tecnólogos em qualquer área, como por exemplo: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Logística, Gestão Pública, etc., que buscam poder atuar no Magistério como Professor(a) na habilitação escolhida.

Já os cursos de SEGUNDA LICENCIATURA, destinam-se a graduados, Licenciados em qualquer área, como por exemplo: Matemática, Pedagogia, História, Geografia, etc., que busquem ampliar as áreas de atuação dentro do Magistério.

Esse é um bom momento para ingressar nesse mercado: de acordo com o Conselho Nacional da Educação, existe uma carência de aproximadamente 250 mil professores no Brasil, o que faz com que a taxa de desemprego na área seja baixíssima e as oportunidades de atuação para o licenciado se multipliquem.
Estrutura e organização do curso
As provas para validação das disciplinas são Online e são realizadas dentro do Ambiente Virtual.
Estágio curricular supervisionado
O Estágio Curricular Supervisionado é um componente obrigatório, da organização curricular, das licenciaturas, sendo uma atividade específica, intrinsecamente, articulada com a prática e com as demais atividades de trabalho acadêmico. A carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas. O Estágio está regulamentado pela Lei Federal nº 11.788, de 26 de setembro de 2008.
Todos os documentos necessários para a realização realização do estágio, como: Carta de Apresentação, Termo de Compromisso serão encaminhados ao e-mail do aluno a partir da QUINTA mensalidade paga. O aluno também poderá solicitar através do e-mail : [email protected] . A pasta de estágio deverá ser enviada para o e-mail [email protected] A carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas.
Atividades complementares
Ao longo do curso o aluno deverá realizar 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas, de aprofundamento em áreas específicas, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão, de minicursos, de seminários e de monitoria.
Local da apresentação do tcc
O TCC deverá ser um artigo de 8 a 12 páginas e deverá ser enviado por e-mail. Você possui tutoria online que fará a orientação necessária para a construção do trabalho.
visualizar legislação do curso
O curso de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2) tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, a habilitação de graduados em nível de Bacharel ou Tecnólogo para lecionarem na habilitação pretendida nas séries finais do ensino fundamental, no ensino médio e médio técnico. 

Já o curso de SEGUNDA LICENCIATURA tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, a possibilidade do profissional da educação, graduado em nível de Licenciatura, habilitar-se para uma nova área de atuação dentro do magistério da educação básica.

A Resolução CNE/CP Nº 2, de 20 de dezembro de 2019 em seu artigo 21 autoriza a realização de cursos de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2), para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo, e em seu artigo 19 autoriza a realização de cursos de SEGUNDA LICENCIATURA, para aqueles que já concluíram um curso de nível superior com titulação em Licenciatura.

Para cursar a Formação Pedagógica – R2 ou a Segunda Licenciatura não é necessário realizar vestibular. O aluno deve realizar sua pré-inscrição preenchendo todos os dados solicitados, encaminhar os documentos necessários e pagar as taxas conforme a opção escolhida.

Além das aulas presenciais o aluno deverá assistir a vídeo-aulas online, acessar livros digitais em formato PDF e o conteúdo online pelo Portal AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Oferecemos apoio pedagógico, para esclarecimento de todas as dúvidas através das ferramentas de interação do IBF Pós.

Para o curso de Formação Pedagógica será emitido certificado de conclusão de curso.
Para o curso de Segunda Licenciatura será emitido diploma de conclusão de curso.
investimento